Obesidade e Insônia: Descubra a Relação! - ICOSONO Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e Sono

Para aproveitar o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade, comemorado em 11 de Outubro, vamos falar sobre a relação entre a doença e a privação do sono!

Vários estudos mostram que a insônia está ligada ao aumento de peso e à obesidade. Um dos motivos é que a falta de sono altera o metabolismo, fazendo com que a pessoa sinta mais vontade de comer.

Quanto menos um indivíduo dorme, mais tempo ele terá para procurar comida. Com isso, o consumo diário de calorias irá aumentar.

Ao mesmo tempo, quem dorme pouco tem mais fadiga, menos disposição e acaba praticando menos exercícios físicos, fazendo com que haja um desequilíbrio no balanço energético e, consequentemente, aumento de peso.

Em outras palavras, as pessoas engordam porque começam a ingerir mais calorias e gastar menos energia.

A falta de sono também reduz os níveis de Leptina (hormônio da saciedade) no organismo, aumenta os níveis de Grelina (hormônio da fome) e gera cansaço. Esses fatores aumentam a fome, diminuem o gasto energético e aumentam o consumo de alimentos calóricos, fazendo com que a pessoa entre em um ciclo vicioso no qual ela fica cada vez mais cansada, com mais fome e menos disposição para praticar atividades físicas.

Como reverter a insônia e prevenir a obesidade?

Apesar de não existir uma regra de quantas horas de sono uma pessoa precisa por dia, pois cada organismo funciona de um jeito, uma das formas de reverter esse quadro é através da regulação do sono para algo em torno de 6 a 8 horas diárias.

A insônia pode ter várias causas, como ansiedade, depressão, estresse ou pode ser um distúrbio secundário causado pelo uso de algumas medicações. É possível tratar o problema através de medicações, técnicas de relaxamento, técnicas de restrição de sono ou do processo de recondicionamento.

O ICOSONO – Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e Sono é especializado no diagnóstico e tratamento dos principais Distúrbios do Sono, como a insônia. Entre em contato e agende uma avaliação!

Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!