O Que São Distúrbios do Sono? - ICOSONO Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e SonoOs distúrbios do sono, ou perturbações do sono, são problemas que afetam a capacidade de dormir adequadamente e podem prejudicar a qualidade de vida e a saúde do corpo e da mente.

Os principais distúrbios do sono são:

  • Apneia Obstrutiva do Sono: Um grave distúrbio em que a pessoa sofre obstrução do fluxo de ar para os pulmões durante o sono.
  • Ronco: Condição que pode ser causada pelo desvio de septo nasal, formato do nariz ou vibração na garganta em decorrência do estreitamento da via respiratória.
  • Insônia: Dificuldade para dormir ou permanecer dormindo que resulta em sonolência durante o dia.
  • Narcolepsia: Distúrbio crônico do sono que causa sonolência em excesso a qualquer momento do dia.

É normal dormir mal de vez em quando, mas quando os episódios se repetem diariamente ou com muita frequência, é sinal de que está na hora de procurar um especialista em Medicina do Sono!

A falta de sono pode causar diversas alterações no organismo, como risco elevado de doenças cardíacas, variações de humor, cansaço, falta de apetite, ganho de peso, obesidade, diabetes, câncer e até mesmo a depressão.

O sono insuficiente também pode elevar o risco de acidentes de trânsito e de trabalho, pois diminui a atenção e os reflexos, prejudica o rendimento físico e intelectual e afeta a memória e a aprendizagem.

Além disso, também enfraquece o sistema imunológico, favorecendo o surgimento de doenças em geral, uma vez que a imunidade do organismo fica prejudicada.

A longo prazo, a falta de sono pode levar ao desenvolvimento de doenças e disfunções do organismo, por isso, o ideal é buscar ajuda.

Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!