O que é Rinossinusite? - ICOSONO Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e SonoMuitas vezes confundida com a Sinusite, a Rinossinusite acontece quando o paciente apresenta um quadro clínico de Rinite e Sinusite ao mesmo tempo, ou seja, quando há uma inflamação na mucosa que reveste a cavidade nasal e os seios paranasais (seios da face).

Normalmente, essas cavidades ficam cheias de ar, mas infecções ou inflamações podem fazer com que elas fiquem com secreção.

Na maioria dos casos, a Rinossinusite acontece após um quadro de infecção nas vias aéreas (resfriados ou gripes).

Quais os sintomas da Rinossinusite?

A Rinossinusite possui manifestações diferentes em adultos e crianças.

Nos adultos, os sintomas mais comuns são dor de cabeça, obstrução e secreção nasal, espirro e, em alguns casos, febre.

Em quadros bacterianos, as secreções são purulentas e apresentam coloração escura (amarelada, esverdeada ou amarronzada), enquanto nos quadros virais a secreção costuma ser aquosa.

Já nas crianças, os sintomas mais frequentes são secreção nasal purulenta, obstrução nasal e tosse diurna que tende a piorar à noite. Na maioria dos casos, a criança não tem febre ou dor de cabeça (cefaleia).

Como diferenciar a Rinossinusite viral da bacteriana?

Nem sempre é fácil determinar quando uma infecção viral das vias aéreas se tornou bacteriana, mas a suspeita começa a existir quando os sintomas persistem por mais de 10 dias ou quando a gripe/resfriado piora após o 5º dia.

O diagnóstico, na maioria das vezes, é clínico, ou seja, é realizado pelo exame físico do paciente e pela análise de seu histórico clínico. Porém, em alguns casos pode ser necessária a realização de algum exame complementar para confirmação, como o Raio-X dos seios da face, a Nasofibroscopia ou a Tomografia dos seios da face.

Como tratar a Rinossinusite?

O tratamento é feito com antibióticos (caso a doença seja causada por bactérias), lavagem nasal com soro fisiológico, medicamentos analgésicos para diminuir o desconforto, descongestionantes nasais e, em alguns casos, corticoides para diminuir a inflamação.

Caso os sintomas não de gripe ou resfriado não melhorem após 10 dias ou piorem após o 5º dia, procure um Otorrinolaringologista.

Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!