Popularmente conhecida como Teste do Sono, a Polissonografia (PSG) é um exame fundamental para o diagnóstico e tratamento de uma série de distúrbios que afetam a qualidade do sono das pessoas.
Neste artigo trazemos mais informações sobre o exame, para que ele serve, como funciona, para quem é indicado, o que analisa, como é a preparação e quais doenças ele ajuda a identificar. Confira!
O que é Polissonografia?
É um exame não invasivo que monitora a atividade respiratória, muscular, cerebral, cardíaca, entre outras durante uma noite de sono. As informações são captadas por sensores que ficam espalhados pelo corpo e são analisadas por um computador em tempo real.
Existem dois tipos de Polissonografia: a que é realizada no consultório médico e exige que o paciente passe a noite fora de casa, e a domiciliar, que é feita com um aparelho portátil e pode ser realizada na casa do próprio paciente para o seu conforto.
Para que serve a Polissonografia?
A Polissonografia serve para investigar possíveis Distúrbios do Sono, tais como a Apneia Obstrutiva do Sono, Ronco, Insônia, Narcolepsia, Síndrome das Pernas Inquietas, Hipersonia, Hipopneia, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), alterações no ritmo cardíaco, Sonambulismo, Bruxismo, Terror Noturno, entre outros.
Como é realizada a Polissonografia?
Para realizar a Polissonografia comum, o paciente tem 2 opções. A primeira consiste em ir até a clínica e dormir em uma sala monitorada, com sensores fixados pelo corpo para monitorar o sono.
A segunda opção é a Polissonografia Domiciliar, quando o exame é feito na própria casa do paciente, para seu conforto. A grande vantagem da Polissonografia Domiciliar permite avaliar o sono do paciente nas condições mais próximas possíveis da realidade.
Uma avaliação domiciliar do sono possibilita a identificação das alterações do sono no momento e no local em que normalmente acontecem, sendo influenciada por fatores externos como luminosidade, som, colchão e tipo de travesseiro.
No caso da Polissonografia Domiciliar, após a consulta inicial com o médico do sono e uma avaliação detalhada, o exame é agendado na data preferida pelo paciente. Na noite do exame, um técnico vai até a casa do paciente e monta o equipamento. Na manhã seguinte esse mesmo técnico retorna, retira o equipamento e leva os resultados para análise.
O que a Polissonografia analisa?
O exame analisa se ocorrem apneias e hipopneias, arritmias, taquicardias ou outras alterações cardíacas, possíveis alterações na oxigenação sanguínea, ondas cerebrais, movimentação ocular e muscular durante o sono.
Além disso, o exame permite separar o sono em estágios, ou seja, saber se o indivíduo está dormindo ou acordado, quantos despertares ocorreram durante a noite, o tempo que o paciente levou para adormecer, a quantidade de sono profundo e até mesmo se as mudanças de posição ao longo da noite interferem no aumento do ronco..
Indicações da Polissonografia
O exame é indicado para pacientes que possuem dificuldade para dormir e/ou acordam diversas vezes durante a noite. Os motivos mais frequentes para a realização do teste são quadros de insônia, sonolência excessiva, distúrbios respiratórios sono-dependentes e comportamentos anormais durante o sono.
Preparação para a Polissonografia
Para se preparar para o exame, o paciente precisa:
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas no dia anterior e no dia do exame
- Estar com o cabelo lavado e seco para facilitar a fixação dos eletrodos
- Estar com a barba feita
- Levar os objetos de uso pessoal, tais como pijama, chinelo e escova de dentes
A suspensão de medicamentos deve ser verificada com o médico.
O ICOSONO – Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e Sono na realização do Exame de Polissonografia e da Polissonografia Domiciliar. Entre em contato e agende um exame no ICOSONO!
Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!