O que é Parassonia do Sono? - ICOSONO Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e Sono
As Parassonias são comportamentos, movimentos ou eventos psicológicos anormais que ocorrem no início, no decorrer ou no despertar do sono, causando interrupções no repouso e gerando sonolência, cansaço e queda de desempenho cognitivo e físico durante o dia.

Tipos de Parassonias do Sono

Despertar confusional

Neste tipo de Parassonia, a pessoa acorda confusa, desorientada e assustada. O distúrbio começa com grande quantidade de movimentos e gemidos, que podem progredir para agitação e choro inconsolável.

Geralmente, a pessoa permanece na cama e depois volta a dormir. Estes episódios podem durar de segundos a minutos e são mais comuns em crianças e adolescentes.

Sonilóquio (falar durante o sono)

Trata-se de um distúrbio do sono caraterizado pelo ato de falar durante o sono, que geralmente não é preocupante, embora possa indicar a existência de outras Parassonias.

É mais comum em crianças e adolescentes.

Sonambulismo

É caracterizado pela execução de atividades motoras bem coordenadas, como andar, trocar de roupa, conversar ou até mesmo dirigir enquanto dorme, embora o indivíduo não se lembre de nada após acordar.

O sonambulismo é mais comum no primeiro terço da noite, durante os estágios III e IV do sono, quando predominam as ondas lentas.

Terror noturno

São episódios de gritos, medo intenso e agitação durante o sono, muitas vezes junto ao sonambulismo. Geralmente, as tentativas de acalmar a pessoa não têm sucesso e ela não se lembra do que aconteceu na manhã seguinte.

É mais comum em crianças e adolescentes, embora também possa ocorrer em adultos.

Pesadelos

Episódios em que a pessoa acorda assustada após ter sonhado com alguma história de conteúdo desagradável. Ao contrário do terror noturno, os pesadelos costumam ocorrer durante o sono REM, ou seja, na segunda metade da noite, e raramente incluem fala, gritos e sonambulismo.

Os pesadelos são mais frequentes entre as crianças.

Paralisia do sono

É caracterizada pela incapacidade de fazer movimentos voluntários no início do sono ou ao despertar. As pessoas costumam relatar que, embora estejam acordadas, não conseguem falar, se mexer ou levantar da cama.

Bruxismo noturno

É um distúrbio comum do sono caracterizado pelo ato de ranger os dentes durante o sono, que pode resultar em desgaste ou fraturas nos dentes, além de causar dor, enxaqueca, Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), entre outras complicações.

O bruxismo pode ser causado pelo estresse e pela ansiedade.

Enurese noturna

É o ato de urinar involuntariamente na cama durante o sono. É mais frequente na infância, sendo mais comum nos meninos, mas também pode ocorrer em adultos jovens ou em idosos.

As principais causas são atrasos no desenvolvimento, diabetes, cistites, anomalias do trato urinário, entre outras.

Como tratar as Parassonias do Sono?

Cada Parassonia deve ser tratada de forma específica, mas muitas pessoas que possuem algum tipo de Parassonia do Sono obtém melhora com medidas simples, como evitar o estresse e melhorar os hábitos de sono, ou seja, manter um horário regular de dormir, ter uma rotina de sono relaxante e dormir por tempo suficiente.

Na maioria dos casos, não é necessário utilizar nenhum medicamento, embora medicações possam ser usadas quando os sintomas são muito fortes, se estão atrapalhando a vida da pessoa e se são persistentes, mesmo após adotar medidas para melhorar a higiene do sono.

O tratamento deve ser procurado sempre que houver risco de lesão a si próprio ou a outra pessoa. Também deve-se procurar tratamento quando a Parassonia perturba o sono do parceiro de cama ou de quarto, se há angústia sobre os sintomas ou se a frequência da condição é alta ou está crescendo.

O ICOSONO – Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e Sono é especializado no diagnóstico e tratamento das principais Parassonias do Sono. Entre em contato e agende uma avaliação no ICOSONO!

Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!