A Nasofibroscopia é um exame endoscópico realizado para avaliar a cavidade nasal, faringe, cordas vocais e a laringe do paciente com o objetivo de diagnosticar inflamações, infecções, alterações estruturais ou a presença de corpos estranhos no interior do nariz.
O exame é realizado através de um aparelho chamado Nasofibroscópio, que é constituído por um tubo rígido ou flexível pelo qual passa uma fibra ótica com uma microcâmera acoplada.
Para que serve?
O teste é uma espécie de endoscopia realizada no nariz para diagnosticar alterações importantes na cavidade nasal, faringe e laringe, tais como:
- Desvio de septo nasal
- Sinusite
- Rinite
- Pólipos nasais
- Hipertrofia dos cornetos inferiores
- Aumento das adenoides
- Objetos estranhos no nariz
- Apneia do Sono
- Ronco
- Tosse
A Nasofibroscopia também pode ser indicada em caso de cefaleias recorrentes, para confirmar ou descartar a relação do incômodo com algum problema nasal.
Como é feito o exame?
Geralmente, o médico Otorrinolaringologista utiliza um spray anestésico no nariz do paciente para diminuir o desconforto do procedimento e facilitar a inserção do tubo flexível (Nasofibroscópio). O exame é rápido (dura cerca de 15 minutos), não precisa de preparação e pode ser realizado por pessoas de qualquer idade.
Após a realização do exame, o paciente pode sentir náuseas ou ter vontade de vomitar, embora seja incomum.
Por que fazer o exame?
Além de auxiliar no diagnóstico de doenças e alterações importantes na cavidade nasal, laringe e faringe, a Nasofibroscopia também ajuda a investigar possíveis Distúrbios do Sono, tais como Apneia Obstrutiva do Sono, Insônia, Narcolepsia e Ronco.
O ICOSONO – Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e Sono é especializado no diagnóstico e tratamento das principais doenças e alterações das vias respiratórias. Entre em contato e agende uma avaliação!
Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!
Deixar um comentário