O Que é Amigdalite Caseosa? - ICOSONO Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e SonoA Amigdalite Caseosa, também conhecida como Tonsilite Caseosa, é uma inflamação provocada pelo acúmulo de alimentos nas criptas das amígdalas, o que causa uma sensação frequente de irritação ou desconforto na garganta, além de mau hálito persistente.

No artigo de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre essa doença. Confira:

Como surge a Amigdalite Caseosa?

A Amigdalite Caseosa pode surgir quando restos de alimentos e a descamação da própria mucosa das amígdalas entram nos orifícios (criptas) e apodrecem lá dentro. São os chamados cáseos amigdalianos, que podem ser expelidos pela fala, tosse ou espirros.

Em que idade pode surgir a Amigdalite Caseosa?

O problema pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comum em adultos entre 40 e 89 anos.

É mais comum em pessoas que nunca tiveram infecções nas amígdalas e costuma trazer bastante desconforto e insegurança, tanto no ambiente de trabalho quanto nas relações pessoais, pois o mau hálito e a eliminação do cáseo podem ocorrer a qualquer momento.

Sintomas da Amigdalite Caseosa

Os principais sintomas da Amigdalite Caseosa são:

  • Sensação de desconforto ou irritação na garganta;
  • Mau hálito;
  • Sensação de corpo estranho na garganta;
  • Amígdalas inchadas;
  • Infecções de repetição;
  • Formação e eliminação de cáseos.

Como diagnosticar a Amigdalite Caseosa?

O diagnóstico é feito durante a consulta com o Otorrinolaringologista, através de um exame físico chamado Oroscopia. O exame permite a visualização da cavidade bucal e a identificação dos cáseos nas amígdalas.

Tratamento para Amigdalite Caseosa

Existem duas formas de tratamento: o clínico e o cirúrgico. O tratamento clínico consiste em amenizar os sintomas por meio do uso de anti-inflamatórios e do gargarejo com soluções salinas e antissépticas para manter a higiene bucal.

Já o tratamento cirúrgico para Amigdalite Caseosa é capaz de resolver o problema permanentemente. Porém, a cirurgia consiste em remover as amígdalas.

Como prevenir a Amigdalite Caseosa?

Para prevenir o acúmulo de alimentos nas amígdalas e consequentemente a formação dos cáseos, é fundamental beber muito líquido durante o dia para limpar as criptas das amígdalas.

Também é necessário evitar consumir alimentos que alterem a viscosidade da saliva e que possam deixá-la mais grossa, como café, álcool e chocolate.

O ICOSONO – Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e Sono é especializado no diagnóstico e tratamento dessa e de diversas doenças. Entre em contato e agende uma avaliação!

Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!