Qual é a Causa do Ronco? – ICOSONO Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e SonoO ronco é um dos principais Distúrbios do Sono. Ele é causado pela obstrução parcial da passagem de ar pelas vias respiratórias durante o sono e pelo relaxamento do músculo da faringe enquanto a pessoa dorme, fazendo com que a região fique mais estreita.

Esse estreitamento dificulta a passagem do ar e da origem ao ronco.

A garganta é a região da via aérea que também faz parte da via digestiva que chamamos de Faringe. Esta é a única região colapsável em todo o trajeto do ar, que vai do nariz até os alvéolos pulmonares.

Quando a faringe vibra devido ao fenômeno físico, ocorre o ronco. E quando ocorre a cessação parcial ou total do fluxo de ar, ocorre o que é chamado de apneia obstrutiva do sono.

A pessoas que roncam têm pelo menos um dos seguintes problemas:

  • Baixo tônus muscular: isso acontece quando o controle muscular está muito relaxado por ingestão de bebidas alcoólicas ou por drogas indutoras de sono. Também acontece com algumas pessoas nas fases profundas do sono, quando ocorre um relaxamento grande da musculatura.
  • Excesso de tecidos moles na garganta: um exemplo disso é o crescimento anormal das amígdalas e adenoides, o que comumente produz ronco em crianças.
  • Sobrepeso: o sobrepeso produz um crescimento excessivo dos tecidos moles do pescoço.
  • Obstrução nasal: nariz congestionado ou bloqueado exige muito esforço para a respiração. Isto cria um “vácuo” exagerado na faringe. Isso acontece em pessoas que só roncam em épocas ou situações que predispõem à alergia ou quando têm resfriados ou sinusites. As deformidades do nariz ou do septo nasal também podem causar obstruções.

Quando procurar um médico?

Pessoas que apresentam ronco alto e/ou frequente devem procurar um especialista em Medicina do Sono para avaliação, principalmente se tiverem mais de 40 anos de idade ou possuírem doenças como Obesidade, Hipertensão, Diabetes ou doenças do coração.

Como tratar o ronco?

Em casos de ronco leve, ocasional ou apneia leve, algumas medidas simples como dormir de lado, perder peso e evitar o uso de álcool e tranquilizantes ou relaxantes musculares podem ajudar a diminuir o incômodo.

Em casos de ronco mais pesado e frequente, o tratamento pode ser realizado por meio do CPAP, um pequeno compressor de ar que auxilia na respiração durante a noite, dilatadores nasais internos e cirurgias como a Septoplastia (desvio de septo).

O ICOSONO – Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e Sono é especializado no diagnóstico e tratamento dos principais Distúrbios do Sono. Entre em contato e agende uma avaliação!

Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!