Dormir Pouco Aumenta Risco de Câncer de Próstata - ICOSONO Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e SonoNovembro é o mês de prevenção e combate ao Câncer de Próstata, doença que tira o sono de milhares de homens brasileiros todos os anos.

E por falar em sono…

Sabia que dormir mal aumenta o risco de desenvolver a doença?

De acordo com um estudo da Sociedade Americana do Câncer, em Atlanta, nos Estados Unidos, homens que dormem menos que 5 horas por noite podem ter até duas vezes mais chances de desenvolver Câncer de Próstata!

Ao estudarem os padrões de sono dos participantes do estudo, os pesquisadores e cientistas observaram que homens até 65 anos idade que dormir entre 3 e 5 horas por noite tinham um risco 55% maior de morrer por causa do Câncer de Próstata do que aqueles que dormiam 7 horas.

Consequências do sono insuficiente

O resultado do estudo contribui para compreender melhor como o ciclo natural do sono-vigília (relação entre o período em que dormimos e ficamos acordados e como nosso metabolismo reage a ele) pode influenciar no desenvolvimento do Câncer de Próstata.

O sono insuficiente não só bloqueia os genes que nos protegem contra o desenvolvimento de tumores, como também impede ou diminui consideravelmente a produção de Melatonina, também conhecida como “Hormônio do Sono”, que controla o ciclo do sono-vigília.

Níveis baixos ou insuficientes desse hormônio podem levar a um aumento nas mutações genéticas, redução no mecanismo de reparo do DNA e enfraquecimento do Sistema Imune, deixando o organismo mais suscetível a doenças.

Como dormir melhor?

Para quem vive na correria, dormir é uma tarefa difícil, principalmente por conta de todas as preocupações e estresse acumulados.

Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar as noites de sono e, consequentemente, reduzir os riscos de desenvolver um Câncer de Próstata!

As principais dicas para dormir melhor são:

  • Evite fazer refeições muito pesadas antes de se deitar. Além disso, também é importante evitar a ingestão de cafeína durante a noite;
  • Garanta que o colchão e o travesseiro são de boa qualidade;
  • Deixe o quarto escuro, silencioso e na temperatura adequada;
  • Evite utilizar celulares, tablets, notebooks ou ligar a TV antes de dormir;
  • Tome um banho relaxante antes de ir para a cama;
  • Pratique exercícios diariamente. 30 minutos diários já são suficientes!
  • Reduza o estresse, por mais difícil que pareça;
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;

Ao encontrar dificuldades para dormir, procure um especialista em Medicina do Sono e agende uma avaliação. Divulgue a campanha Novembro Azul e ajude a salvar vidas!

Divulgue a campanha Novembro Azul e ajude a salvar vidas!