Descubra como dormir bem no final de ano - ICOSONO Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e Sono

Já parou pra pensar que as festas de fim de ano como o Natal, Réveillon e confraternizações do trabalho podem prejudicar suas noites de sono?

Isso ocorre principalmente quando se exagera na ingestão de bebidas alcoólicas e em alimentos muito “pesados”!

Além disso, é comum dormir (bem) mais tarde nesse período, pois as festas costumam virar a noite. Quando isso acontece, nem sempre é possível recuperar as horas de sono perdidas, o que pode ser muito prejudicial para a saúde.

 

Saiba como aproveitar as festas sem prejudicar o sono

 

Organize o sono

Para diminuir o prejuízo, o ideal é se organizar.

Tente dormir mais cedo nos dias que antecedem as festas, tire um cochilo durante a tarde no próprio dia da comemoração e vá para a cama com antecedência nos dias seguintes às festividades!

Evite lutar contra o sono, se estiver com vontade, durma e resgate sua rotina normal de sono o quanto antes para não estender o cansaço.

 

Evite exageros

As festas costumam acontecer durante a noite, período muito próximo à hora de dormir. O consumo de bebidas alcoólicas e a ingestão de alimentos muito gordurosos ou calóricos sobrecarrega o corpo durante o sono, pois o organismo está focado em realizar a digestão, enquanto deveria estar descansando e se recuperando para o dia seguinte.

 

Além disso, a combinação entre alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas acaba gerando azia e mal-estar, o que dificulta bastante para pegar no sono e faz com que a pessoa acorde diversas vezes durante a noite. Por isso, o mais indicado é pegar leve na alimentação e maneirar no álcool!

 

Como dormir bem no final de ano?

  • Crie um ambiente propício para dormir, com baixa luminosidade e sem ruídos;
  • Tome um banho quente antes de se deitar;
  • Diminua atividades que aceleram o cérebro, como música alta, computador e videogame;
  • Evite comer próximo ao horário de dormir;
  • Pratique atividades físicas, mas não durante a noite;
  • Evite o consumo exagerado de cafeína.

Dormir bem combate o envelhecimento precoce, previne a obesidade e a pressão alta, fortalece a memória, controla o diabetes e diminui o risco de doenças do coração. Por isso, aproveite as festas de final de ano seguindo essas dicas para poder começar o ano novo com disposição e vitalidade.

Boas festas e até a próxima!