Descubra como dormir bem nas Férias - ICOSONO Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e Sono

As tão sonhadas férias finalmente chegaram! É hora de um merecido descanso para que possamos recarregar as energias e retornar ao trabalho com o corpo e mente revigorados.

O problema é que a rotina de sono costuma ficar desregulada durante as férias, principalmente por causa da flexibilidade de horários e de atividades como dormir muito tarde ou dormir demais.

É verdade que a maioria das pessoas gosta de dormir, mas desajustar o sono durante as férias pode te atrasar na hora de voltar ao trabalho, pois é mais difícil para recuperar o ritmo perdido!

Confira algumas dicas de como evitar que isso aconteça:

 

Como dormir bem nas férias?

Primeiro é preciso esclarecer que não é impossível manter a rotina de sono nas férias, desde que você resista a algumas tentações!

Passar o dia todo na cama ou deitado no sofá assistindo filmes, séries ou jogando videogame pode parecer tentador quando não se tem nenhuma tarefa para cumprir, mas é necessário se manter ativo para evitar problemas na hora de retomar a rotina após as férias.

Além do mais, as férias não foram feitas apenas para descansar, mas também para viajar, conhecer outros lugares, praticar exercícios ao ar livre, ir ao clube ou à praia, passar mais tempo com a família, visitar amigos e familiares distantes, entre outras atividades que geralmente não há tempo para realizar durante a correria do dia a dia!

Por isso, tire alguns dias para recuperar o sono atrasado, mas depois desse período, é hora de aproveitar o tempo livre!

 

1) Evite dormir em horários atípicos

A combinação entre tempo livre e não ter nada para fazer pode resultar em cochilos em horários aleatórios do dia, o que acaba prejudicando o sono durante a noite. Com o tempo, isso favorece a troca do dia pela noite, e as férias deixam de ser aproveitadas como deveriam.

Saia para caminhar, vá a academia em horários diferentes, cozinhe, aproveite para fazer o check-up médico que está atrasado, enfim, faça qualquer atividade que preencha as horas do seu dia e te mantenha entretido para não pegar no sono!

 

2) Acorde cedo

Uma das maneiras mais importantes de manter a regularidade do sono durante as férias é acordando cedo. É claro que você não precisa acordar no mesmo horário de um dia normal de trabalho, mas também não precisa dormir até as duas da tarde!

Levantar às 8 ou 9 da manhã é o ideal, assim dá para dormir o suficiente e ainda aproveitar o dia.

 

3) Evite eletrônicos antes de dormir

Aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e notebooks costumam atrapalhar na hora de pegar no sono. Além de distrair as pessoas em relação à hora de dormir, a luminosidade artificial emitida por esses aparelhos também afeta a produção de Melatonina, o “hormônio do sono”.

A Melatonina começa a ser produzida conforme o dia escurece, e está diretamente relacionada à qualidade do sono.

Agora é só colocar essas dicas em prática e manter a rotina de sono nas férias! Descansar é bom, mas aproveitar as férias é muito melhor.

Continue acompanhando nossas publicações e até a próxima!