Celular Antes de Dormir Prejudica o Sono - ICOSONO Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e SonoMuitas pessoas têm o hábito de usar o celular antes de dormir, seja para esperar o sono chegar ou por dificuldade em deixar o aparelho de lado. O que pouca gente sabe é que o Celular Prejudica o Sono, sendo responsável por noites mal dormidas, sonolência diurna, mau humor e queda de rendimento nos estudos ou trabalho!

Como o celular prejudica o sono?

Em primeiro lugar, o simples fato de utilizar o celular na cama faz com que a pessoa ultrapasse seu horário de dormir, tendo menos tempo para descansar e se recuperar.

Em segundo lugar, o que a pessoa faz no celular, ou seja, o conteúdo acessado pelo aparelho, pode ser muito estimulante e atrasar o início do relaxamento necessário para que ela pegue no sono.

Em terceiro lugar, a luz emitida pela tela do aparelho causa um grande impacto no organismo, pois afeta o relógio biológico e a percepção do cérebro do que é dia ou noite. Além disso, a chamada “luz azul” diminui a produção de Melatonina, hormônio que regula o sono e é liberado ao anoitecer para “avisar” ao corpo que está na hora de dormir.

Outro problema causado por esse hábito é que o organismo deixa de ativar seu mecanismo natural para reduzir a temperatura corporal, o que deveria acontecer durante o sono.

Consequências de dormir pouco

Muitas vezes, num primeiro momento, os prejuízos não são tão perceptíveis. Porém, a longo prazo, é possível notar as consequências de dormir pouco. As principais são:

  • Dificuldade para consolidar novas informações e conhecimentos: a falta de sono pode interferir no rendimento cognitivo porque o processamento de memória, que acontece na 2ª metade da noite, não ocorre ou não ocorreu de maneira adequada;
  • Insônia: dormir pouco pode desencadear um quadro de insônia que pode durar dias, semanas, meses ou até mesmo anos;
  • Desequilíbrio hormonal: o sono insuficiente provoca um desequilíbrio hormonal no organismo, pois diversos hormônios são produzidos e/ou liberados durante a noite;
  • Cansaço e mau humor: quanto menos a pessoa dorme, mais cansada a mau humorada ela fica;

Filtro de Luz Azul

Alguns aparelhos oferecem a opção de filtro de Luz Azul, recurso que modifica a forma como as cores são exibidas na tela e reduz a quantidade de luz azul emitida, podendo auxiliar no sono dos usuários

Mesmo com o filtro de Luz Azul ativado, o ideal é interromper o uso do celular e outros aparelhos como notebooks e tablets pelo menos 2 horas antes de ir para a cama!

Então, se você é daquelas pessoas que não consegue deixar o celular de lado nem na hora de dormir, está na hora de mudar alguns hábitos. Dormir mais cedo e melhor traz mais disposição para fazer tudo o que precisa com o aparelho sem precisar utilizá-lo na hora de dormir!

O ICOSONO – Instituto Campineiro de Otorrinolaringologia e Sono é especializado no diagnóstico e tratamento dos principais Distúrbios do Sono. Entre em contato e agende uma avaliação!

Até a próxima!